quarta-feira, abril 18, 2012

Via Verde: A Exótica Rosa-do-deserto





Rosa-do-deserto, adenium, lírio-impala (Adenium obesum). Família das apocináceas. É uma planta perene, de clima quente, por isto pede sol pleno e pouca água. Originária do extremo sul da África e Península Ibérica.* Por armazenar água em suas folhas, caule e tronco, é chamada de suculenta. Alás, seu tronco é bem volumoso, como podemos ver através destas fotos feitas dia 14, sábado passado. Para se formar troncos maiores e com muitas ramificações, os amantes dessa bela e exótica planta deixam algumas raízes expostas, que, à medida que crescem, engrossam e tornam-se parte do tronco. Pode-se conseguir mudas através de sementes e estaquia.

A rosa-do-deserto, em condições ideais, pode atingir mais de três metros de altura. Possui variadas cores em tonalidades que vão do branco ao vermelho e vinho. Só conseguimos achar estas duas variedades, que clicamos com carinho, para você, que por aqui passa.

 

-----------------

*"A península da Arábia, por exemplo, liga os continentes da África e da Ásia e é quase toda constituída por um deserto. Aliás, é através de uma outra península, a do Sinai, que a península Arábica faz ligação com o continente africano." (Leia mais sobre a Península Arábica em: http://www.infoescola.com/geografia/peninsula/).

---------------------------------------------

2 comentários:

Salete Cardozo Cochinsky disse...

Luíza
Lindas!
Grata pelas informações também.
Eu continuarei escrevendo no Blog. Prefiro esse meio do que o Facebook ou outras redes.
Beijos

Luísa Nogueira disse...

Eu também prefiro, Salete. Estou nas redes sociais apenas para levar a bandeira da preservação ambiental.
Logo que minha vida esteja menos agitada entrarei em contato com você e amigos.
Beijos