quarta-feira, janeiro 29, 2014

Via Artesanato: Passo a Passo de uma Pulseira para a Copa

Reciclagem de alças de sacolas em uma pulseira de crochê e sementes de açaí

Reciclar é sempre bom e nunca é demais. Que mais e mais pessoas se conscientizem sobre a importância da reutilização e da reciclagem. Isso é essencial para ajudar na sobrevida de nosso planeta, já sobrecarregado e inchado com lixões se multiplicando por todas as partes. Tudo isso devido ao descuido e desatenção dos governantes com pessoas que colocam o lado material na frente dos problemas ambientais e sociais.
Até quando ele suportará? "Mais atenção, menos ganância, menos compras e mais reutilização", ele nos diz. 

A Copa do Mundo de Futebol está chegando. Seguindo o conselho de nosso abarrotado e suplicante planetinha, fizemos uma pulseira para você, torcedor ou torcedora. Em vez de comprar, que tal fazer a sua? Queremos estádios com torcedores mostrando ao mundo que reciclar e reaproveitar faz bem. Com pessoas levantando os braços e dizendo ao mundo que o natural e o simples é o caminho mais fácil para dissuadir os agitadinhos que vão aos jogos não apenas para curtir a alegria de um esporte que acolhe, incentiva e une pessoas de todas as nacionalidades. Não à violência e sim à alegria, ao entusiasmo e ao esporte.


 Passo a passo da confecção da pulseira

 Material
  • Alças de sacolas usadas (Sabe aquelas sacolas que você recebe em lojas? Geralmente confeccionadas com papel, rasgam logo, não é? Algumas possuem alças bonitas e muitas em algodão, como é o caso dessa que reciclamos)
  • Cordão, linha grossa ou outro tipo de fio que você tiver, na cor de sua preferência (amarelo ou verde, ou mesmo azul ou branco, cores de nossa bandeira)
  • Agulha de crochê
  • Duas sementes pequenas (Utilizamos sementes de açaí) 



Confecção da primeira parte:
  • Dobre a alça em três partes. A parte central é onde vamos fazer o crochê. (Foto 1)
  • Com a agulha de crochê passe o fio do avesso para o direito, deixando mais ou menos 20 cm. Do lado direito comece um caseado de um dos lados. (Fotos 2 e 3)
  •  Ao terminar o caseado do primeiro lado, passe o fio para o lado direito, trabalhando da mesma forma ao longo do segundo lado. (Fotos 6, 5 e 7)
  • Ao terminar o caseado dos dois lados, volte o fio para a direita. (Foto 8). Agora acompanhe a segunda parte na colagem abaixo. 

  

Segunda parte:

  • Faça um nó e coloque uma semente no fio. (Fotos 1, 2 e 3)
  • Com a agulha de crochê faça uma correntinha, colocando a outra semente no final da corrente. (Fotos 5 e 6)
  • Passe o fio para o lado avesso e arremate. Sua pulseira está pronta para ser usada.


Pronto. Agora é só amarrar atrás de seu braço.

Caseado feito na parte central da alça

Pulseira pronta

-------------------------------------

Nenhum comentário: