quinta-feira, agosto 13, 2009

Via Natureza - Série Cerrado - VII: Pata-de-vaca ou Árvore-orquídea

Pata-de-vaca ou Árvore-orquídea: Folhas e Flores
























Pata-de-vaca, unha-de-vaca, bauínia, árvore-orquídea (Bauhinia variegata 'Candida'). Há também com flores rosas. As de flores brancas, como estas das imagens, são chamadas de árvore-orquídea. Família das leguminosas. Árvore que pode atingir até 8 metros. Muito encontrada em paisagismo urbano. É vista do Piauí ao Rio Grande do Sul, nas matas do cerrado e do complexo atlântico. No inverno e na primavera se cobre de flores brancas. Seu nome, pata-de-vaca, é devido à forma de suas folhas, como podemos ver através das fotos que fizemos especialmente para este post.
...

------------------------

6 comentários:

Unknown disse...

Gostei da forma de aproximação das fotos, conhecemos a árvore como se estivéssemos olhando, chegando perto, quase dá para cheirar e tocar. Parabéns. Beijos.

Almirante Águia disse...

A pata de vaca é bastante utilizada como forragem para ruminantes grandes ou pequenos, também utilizada em forma de chás, como preventivo ou curativo dos efeitos pós partos nas fêmeas destes animais.

Existe outra variedade com as folhas pequenas que é chamada de patinha, muito utilizada nas infusões de cachaça, muito populares nas bibocas da zona rural e feiras livres, uns dizem que cura diabetes, melhora os os rins, outros já falam que é afrodisiaco (como afrodisíaco, prefiro a catingueira, flor, casca e folha).
A pata de vaca, enquanto tempero de cachaça, concorre facilmente com a casca da caçutinga, que é muito saborosa e aromatica, mas isto já é outra história.

Observação: A variedade existente aqui no semi-árido, tem as folhas menos densas, ou melhor, mais finas que está da foto.

Grande Abraço

Dora Regina disse...

Amiga, aqui no Rio de Janeiro essa planta é muito usada como tratamento para diabetes.
Mas existe um outro tipo, um arbusto também conhecido por esse nome, as folhas são idênticas, as flores também.
Muito bom passar por aqui e contemplar a natureza através das suas imagens que são lindas.
Abraços!
Espero sua visita no "Filha do céu".

Dalton França disse...

Olá Luísa.
As patas de vaca são flores lindas que brotam em árvores igualmente lindas. Especialmente as brancas.
Parabéns por mais essa bela postagem e pela excelente aula de botânica.
Um beijo!

Dalton França disse...

Olá Luísa.
As patas de vaca são flores lindas que brotam em árvores igualmente lindas. Especialmente as brancas.
Parabéns por mais essa bela postagem e pela excelente aula de botânica.
Um beijo!

Luísa Nogueira disse...

Amigos, gosto de todos os comentários, mas quando complementam os posts, como estes de vocês, ajudam a todos nós. Tento, na medida do possível, identificar as plantas fotografadas. Com complementações assim, quem ganha mais são nossos leitores. Obrigada!!!