Pular para o conteúdo principal

Via Verde: Noni


Noni. Não conhecia, nunca tinha visto. Indo à Goiânia, fui apresentada para a tal plantinha. Minha cunhada ganhou uma muda e plantou na calçada de sua casa. Não sei sua altura em seu habitat natural. Essa das fotos que fizemos tem mais ou menos um metro e meio. Parece que agora virou febre, servindo pra tudo. De uma simples dor de cabeça até câncer. A Internet está cheia de bons intensionados falando sobre os efeitos da noni, uma planta que cura mais de cem doenças e não tem efeitos secundários, dizem. Como sempre desconfio desses milagres, pesquisei além dos interesses comerciais e descobri que há, sim, efeitos colaterais. Leiam a matéria que encontrei: 






Noni, nono, all. (Morinda citrifolia). Família das rubiáceas. Arbusto originário do Sudoeste da Ásia, bastante difundido no Taiti. Segundo o site mercadolivre a fruta noni e as várias partes da árvore servem para muitas doenças e seu uso varia de acordo com o país:
"Na China, Japão e Tahiti, várias partes da árvore (folhas, flores, frutos e tronco) servem para tratamento da febre, tratamento dos olhos e problemas da pele, gengivite, constipação, dores de estômago, ou dificuldades respiratórias. Na Malásia, acredita-se que as flores aquecidas desta planta aplicadas no peito, curam a tosse, náusea e cólicas. Nas Filipinas, é extraído o sumo das folhas como tratamento para a artrite.
O tronco desta árvore produz uma cera castanho-púrpura, chamada de cera-batik, aplicada em pintura sobre tecido, normalmente seda (pintura sobre seda). Conhecida por ser produzida com esta finalidade na ilha de Java, na Indonésia.
No Havai é extraída uma tintura amarelada da raiz para tingir tecidos. No Suriname assim como em outros países, a árvore serve como pára-vento, suporte para videiras, e também árvores de sombra para arbustos de café. A fruta é também usada como "champô" (shampoo, no Brasil) na Malásia, onde se acredita que ajuda no combate aos piolhos." In: http://guia.mercadolivre.com.br/ .

--------------


Informações do site http://medplan.com.br/docs/noni.pdf :

"NONI, fruta milagrosa? Verdades e mitos.

Com o nome científico de Morinda citrofilia, o noni é uma pequena árvore de
origem asiática cujo uso no mundo é bastante difundido. Ele é mais popular nos Estados
Unidos e em alguns países da Europa, sendo seu consumo no Brasil ainda recente. O fruto é
verde, parecido com a fruta do conde, aparecendo geralmente apenas em forma de suco
engarrafado. Existe um grande interesse na sua utilização na medicina popular devido às
“supostas propriedades farmacológicas” que possui; chega-se a afirmar que alcance mais de
120 problemas de saúde que podem ser tratados, e até curados, com a planta e seus extratos.
Assim, considerando-se toda essa curiosidade a cerca do noni, estamos à frente de um mito
ou uma verdade?
De fato, há muitos trabalhos científicos em execução com o objetivo de avaliar se o
noni realmente tem propriedades medicinais, como atividades antibiótica, antiinflamatória,
analgésica, e, até mesmo, inibidora do câncer. O seu mecanismo de ação ainda é
desconhecido, com alguns estudos em fase inicial (in vitro e em animais) sugerindo
atividade antioxidante, anti-angiogênica e anti-tumoral, o que se deve a seus componentes,
em especial às antraquinonas.
Em contrapartida, há relatos de algumas reações adversas associadas ao seu
consumo. O suco de noni pode ocasionar elevação das enzimas hepáticas (lactato
desidrogenase e transaminases), diminuir o trânsito gastrintestinal (interagindo com
medicações que são usadas por via oral), potencializar o efeito dos antiinflamatórios e
impedir o crescimento de novos vasos sanguíneos, devendo ser usado com cautela em
pacientes com lesões e no pós-operatório. Alguns produtos de noni contêm alto teor de
açúcar e de potássio, o que pode ser potencialmente prejudicial em diabéticos e doentes
com comprometimento da função renal. Além disso, por conta do seu efeito antioxidante, o
noni pode interagir com a radiação ionizante e os quimioterápicos, estando contra-indicado
em pacientes em quimioterapia ou radioterapia.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) levanta dúvidas sobre a
finalidade e a segurança do produto. E cita ainda, diversos relatos de casos devidamente
publicados em revistas científicas indexadas sobre a associação do consumo do suco de
noni a casos de toxicidade hepática. Também, ainda é muito grande a falta de estudos
sistemáticos avaliando o suco de noni em humanos nos países onde o produto é
comercializado. Por conta disso, a ANVISA proibiu a comercialização de produtos
contendo noni no Brasil até que os requisitos legais que comprovem de sua segurança de
uso sejam atendidos.
Nessas condições, verifica-se que as publicações científicas a cerca do noni ainda
necessitam de uma avaliação mais precisa que ateste tanto a segurança quanto a eficácia
deste como medicamento natural. Tal avaliação de segurança/eficácia é de grande valia em
tratamentos para problemas de saúde complexos como o câncer. Dessa forma e, tendo em
vista também as suas possíveis propriedades antioxidantes, até o presente momento não é
aconselhável o uso do noni por pacientes em tratamento oncológico."
---------------------------

Comentários

Unknown disse…
Oi, Luisa N.
Felizmente consegui comentar seu Post. Amei! Vir aqui é como encontrar um oásis num deserto bem árido. Além da beleza da Natureza vc nos passa muitos conhecimentos. Muito obrigada!
Bjs!
Stephanie disse…
The form is strange but looks like the properties are beneficial. Good shots of the fruit Luisa :-D Thanks for the detailed information.
Elma Carneiro disse…
Bom dia Luisa N.
Não conheço essa planta tão interessante que me lembra um cacto a sua fruta, mas nem pode ser uma fruta pois ela dá flores. Gostei muito.
Grata pelo comentário e você pode fazer uso da postagem sobre o pé jambo da minha rua que morreu eu fiquei um pouco triste pois ficar debaixo dele olhando para cima com todas aquelas flores me fazia muito bem.
O tumblelog tem sido o meu xodó, com poucos dias de vida e gosto muiuto dele. Bom que tenha gostado também. Mas o Tumblr não dá suporte à comentários.
Obrigada e fique a vontade tá?
Beijooo
Dora Regina disse…
Luiza, como é bom passar por aqui e encontrar essas maravilhas de se ver.
A cada postagem uma novidade!
Um grande abraço! Bjsss
Obrigada por sua visita em meu blog sempre com gentis comentários.
Volte sempre viu?
Che bel germoglio, non ho mai visto una pianta simile nelle mie zone.
Splendido verde in queste foto, regala energia!!!


Sandy
Nacir Sales disse…
Prezada Luíza,
Agradecemos à Multivias na edição que está no ar do Dr. Negociação Tv, pelo apoio ao Abaixo Assinado de Patinhas. O programa pode ser assistido pelos canais que o reproduzem e também pela web no:
http://www.adequacao.com.br/blog/
ou no
https://abraceolago.wordpress.com/
Obrigado,
Estela disse…
Adoro passar por aqui, tudo verdinho, com flores, frutos, aves... um brinde à Natureza.
Bjs.
carol disse…
LI MUITO HOJE, A TARDE TODA A RESPEITO DO NONI.
O QUE TEM PARA VENDER? A FRUTA? O FRUTO? SEMENTE PARA PLANTIO? MUDA?
ME INTERESSO, TENHO UMA ALERGIA GRAVE MAS QUE NENHUM MEDICO DESCOBRIU ATE HOJE, VEJO NESSA FRUTA A MINHA SALVACAO. SOU DE MINAS GERAIS. OBRIGADA.

peixotocarolzinha@yahoo.com.br
Oi Carol,
Como disse em meu texto, não conheço essa fruta. Apenas fiz as fotos e depois, como você fez, pesquisei sobre a mesma. Está tudo aí. Não seria melhor consultar um médico sobre sua alergia?
Um abraço e boa sorte, amiga!

Postagens mais visitadas deste blog na última semana:

Via Verde: Hisbisco-colibri

Dando uma pausa para reflexão sobre nossa discussão sobre as belas bromélias . Na próxima semana concluiremos a pesquisa coletiva de nossa roda de amigos. Tivemos uma participação expressiva através de comentários, troca de experiências, sugestões e envio de fotos e pesquisas. Até lá! Hibisco-colibri, malvavisco ( Malvaviscus arboreus ). Família das malváceas. Arbusto que pode atingir até 4 metros. Suas flores vermelhas podem ser vistas durante quase o ano todo. Muito apreciado pelos beija-flores, daí o nome colibri . .. Que colibris nos tragam uma alegre semana florida e de muita paz! .. ---------------------------

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo. Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa? Árvore com tronco e galhos finos. Formato das folhas e frutinhas amadurecendo. Que fruta é essa?  Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa. A pele é bem fininha... Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida. Duas frutinhas ao lado de um jambo. Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita. ----------------------------

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra.  Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant. Beleza da copa florida Folhas, botões e flores do flamboyant  Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília.  Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.  Flores e galhos retorcidos do flamboyant. Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima. Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas? Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília ( Lanchonete Jerivá ). Flamboyants do Jerivá Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentid...

Via Natureza: Tirando a Roupa

Tirando a roupa, para trocá-la. É o ciclo da Vida. -----------------------

Via Natureza: Série Cerrado - VI: Árvores Tortuosas do Cerrado

Árvores tortuosas do Cerrado Vejam a beleza dessas árvores. São árvores resistentes, já passaram por inúmeras queimadas, muitas carregam ainda esse horror em seus troncos. Mas, renascem das cinzas e brotam. Ou, quando o fogo não consegue matá-las por inteiro, seguem em frente, tentando se recompor, brotando novos galhos, novas flores e sempre novas sementes. É a esperança, em cada ano, de não desaparecerem, de darem continuidade à sua espécie. Até quando resistirão? Árvores tortuosas, flores e frutos exóticos, assim é a beleza do Cerrado. O Cerrado é um dos biomas mais secos do Brasil. A estação seca pode durar até 5 meses. Neste período o índice de umidade relativa do ar chega, muitas vezes, no meio da tarde, a índices inferiores a 15%. Por isto tantas queimadas acontecem entre maio e setembro, período de estiagem. Um toco de cigarro ou algumas brasas que ficaram de um pique-nique pode ser o começo de um fogaréu. Há também os casos em que o fogo...

Via Verde: Boas Festas com Carambolas e Romãs

Sorte de quem tem por perto pés de carambolas e de romãs. É nesta época de festas de fim de ano, em pleno verão brasileiro, que eles florescem e frutificam. Enfeitados e coloridos com suas flores e frutos, festejam o Natal e o Ano Novo. Romãzeira - Suas folhas e flores por si só já fazem a festa: vão do verde claro ao verde escuro, passando por tons mesclados de rosa, amarelo e laranja. No meio das flores aparecem pequenas bolas verdes, com cabinhos pendurados. Verdadeiros sinos de Natal! A romãzeira compartilha conosco sua beleza e seus frutos não apenas no Natal. Seus grãos, brilhantes como jóias preciosas, estão presentes na ceia de réveillon. Sim, eles nos remetem a alegres brincadeiras - por muitos levadas a sério: São guardados em carteiras, deixados sob os pratos e por aí vai ... E, dizem, é um sinal de boa sorte para o ano que começa. Caramboleira - Quer um Natal bem brasileiro? Use a imaginação, enfeitando su...

Via Natureza: Série Cerrado - III: Angico - Tronco e Galhos

Angico - Tronco e Galhos Nosso pé de angico veio ainda semente. Sementinha escondida na terra de uma muda de jabuticaba. Muda já grande que, de acordo com o casal que nos vendeu, já estava frutificando. Eles vendiam mudas vindas das redondezas de Goiânia. Isso há mais ou menos seis anos. Algumas semanas depois de termos plantado a jabuticabeira, com bastante cuidado, regando-a abundantemente, um fiapinho comprido de uma planta nasceu. Intrigada com aquela plantinha magricela, deixamos que ela ficasse. Queríamos saber o que era. No retorno do casal, mostramos a 'compridinha' - que nessas alturas já estava do tamanho da jabuticabeira. Foi aí que soubemos que tínhamos um pé de angico. Eles nos disseram que de onde tinham plantado as mudas havia muito angiqueiro. Alguma sementinha viajou junto. Pensamos mudá-lo para outro lugar. Mas ele foi ficando. Quanto mais crescia, mais difícil seria deslocá-lo. Hoje ele continua lá, coladinho ao pé de jabuticaba, fazendo sombra para ...

Via Natureza: Entrando no Mato

.... .... .... .... Entrando no Mato Quer nos acompanhar nesse passeio? Vem! Olhando uma linda vista e a atração pelo mato nos domina. Não resistimos... andamos, observamos e 'clicamos' doces encontros no mato. Pássaros, borboletas, flores... Fonte de uma nascente... Árvores tortuosas do cerrado e suas flores... Flores e folhas de variadas texturas e cores... Picão*... Mais flores... Muitas plantas, capim, pedras... Um beija-flor... Água, mais flores e pedras... Um pássaro passeando... Outros escondidos no meio do capim... E corujas.... ... -------------- *Picão? Ou carrapicho? É o mesmo? ... Estas fotos mostram trechos de passeios no mato, em pleno cerrado, observando as pequenas coisas à nossa volta, tão importantes mas às vezes tão esquecidas. Vamos aproveitar as férias para curtir a natureza? ... ----------------------- .... A moça que aparece na...

Via Amigos: Selos: Exibir ou não exibir, eis a Questão

Um dos selinhos, verdadeiro  prêmio-carinho dos amigos Os selos são a nova febre da Internet. É mais uma moda que chegou e não adianta fechar os olhos; eles estão por toda parte. Exibí-los ou não? No início fui um tanto quanto 'indiferente' a eles. Ignorá-los? Não, não cheguei a esse ponto. Agradecia, dizia que ia pegá-los para exibir depois - e realmente os pegava mas o 'depois' ficava vago... Não sabia como fazer. Não queria que nosso blog virasse lapela de ex-combatente. Observando, pouco a pouco compreendi o porquê dos selinhos. ... O mundo tornou-se mesmo pequeno, em termos de comunicação, mas as pessoas estão cada vez mais isoladas. Bem informadas, mas cada vez mais trabalhando isoladamente. O tradicional catar nas ruas a informação ficou, para muitos, obsoleto . O moderno é navegar em busca do que se quer. Não é mais necessário ir 'buscar'; a notícia vem até você, via Internet, esteja onde você estiver. Nos jornais, o modo de se trabalhar mudou. Em ...

Via Verde: Acerola

Acerola Imaginem uma frutífera de porte médio, com mais ou menos três metros de altura, toda verdinha. Como surgindo do nada começam a aparecer pequenos botões rosa que se abrem em flores. Flores lilases, com o centro amarelo. Em alguns dias você tem uma pequena árvore toda colorida. Estou falando de uma 'fábrica' de vitamina C chamada aceroleira. Logo as flores se transformam em mini frutos verdes. Aí você tem de um verde claro - dos frutos, até um verde médio escuro - das folhas, ou seja, tom sobre tom, todo pontilhado de rosa, lilás e amarelo. Os frutinhos crescem, passando do verde ao rosa e depois se pintam de vermelho. Quando maduros ficam com um chamativo vermelho vivo, dançando ao vento e se mostrando. E você, sorridente, começa a colhê-los e a saboreá-los. Que delícia! ------------- Acerola, aceroleira. É também chamada de cereja das Antilhas. Nativa da América Central, América do Sul e das ilhas do Caribe. Além de um grande teor em...