segunda-feira, julho 12, 2010

Via Verde: Lobeira do Cerrado


Andando pelas matas ou estradas do cerrado central brasileiro (Região Centro-Oeste), sempre nos deparamos com uma florzinha lilás, em forma de estrela. É a lobeira, um arbusto com folhas aveludadas de um verde claríssimo. O interessante é que em volta das flores vemos 'pedaços de esponja' como se tivessem sido clareados. 'Pedaços de esponja' foi o modo que encontrei para descrever pedaços esbranquiçados (desbotados?) parecendo esponja, ao redor das flores. Bem no meio do lilás, um amarelo vivo sobressai; são filetes com os estames. Vejam as fotos. Você já encontrou algum arbusto assim em seu caminho?  




Lobeira, fruta-de-lobo (Solanum lycocarpum). Família das solanáceas. O tomate-cereja e a pimenta malagueta pertencem a esta mesma família. É uma planta medicinal, sendo anti-reumática e um bom tônico contra asma, gripe e resfriados. Pesquisando sobre a lobeira, aprendi que podemos usá-la também na alimentação.

Uma semana com paz e harmonia!

---------------------------

2 comentários:

JAIRCLOPES disse...

Kuiza, achei muitíssimo interessante teu texto. Eu já havia visto a Lobeira pelo Cerrado mas não tinha as informações que você forneceu. Abraços, JAIR.

Brad disse...

Olá! Luiza,
A flor bonita, parece muito rara. Grande fim de semana a você.:)
Brad