Pular para o conteúdo principal

Via Viajando nos Sabores: Entradas e Sobremesas com Abacate




Dependendo da região, a época do abacate, em nosso país, vai de fevereiro a junho ou julho. Mas ainda pode ser visto em alguns lugares. Se sua cidade é privilegiada, tendo abacateiros com frutos em pleno mês de agosto, aproveite esses últimos abacates do ano. A não ser que você tenha congelado sua polpa, como
 fizemos aqui em casa, só mesmo comprando os fora de época.

Coma abacate em receitas doces e salgadas. Há estudos que mostram que sua gordura elimina a má gordura do colesterol. Claro, como qualquer outro alimento, consuma com moderação. Veja as fotos da colagem que fizemos e crie, invente outras receitinhas deliciosas. Ele vai bem com qualquer folha verde e com frutas ácidas, como limão, uva e morango - estas duas últimas testadas por nós, em nossos 'momentos criativos' na cozinha. Baseados naquela entrada de abacate com alface, suco de limão, azeite e sal, experimentamos substituir o limão por uva e não é que deu certo? Todos amaram. Acompanhe as fotos. São sugestões práticas, para serem feitas num piscar de olhos e são bem gostosas:
  • 1-  Abacates (Por sinal, colhidos por nós, ou melhor, caídos do abacateiro que temos em nosso pequeno pomar.).
  • 2- Abacate cortado ao meio, aparecendo sua polpa e seu caroço.
  • 3 e 4- O famoso creme de abacate, em muitos lugares chamado 'vitamina de abacate', aquele que todo mundo gosta, da polpa batida no liquidificador com leite e açúcar. Usando-se leite em pó desnatado, dá pra tomar sempre, sem medo de ser feliz, digo, de ganhar peso.  
  • 5- Abacate amassado com garfo e servido com mel na própria casca. Simples e delicioso.
  • 6- Abacate batido com morango e uma pitada de sal. Na hora de servir, enfeite com mais morangos - se gostar, acrescente um fio de azeite. Muito bom para acompanhar saladas verdes. É também um curinga: Substituindo-se o sal por açúcar ou mel, fica uma sobremesa original.
  • 7- Salada de abacate com alface, rúcula, uvas picadas, queijo de búfala, sal e azeite. Você pode usar qualquer outra folha e também substituir o queijo por ricota.  
Agora é sua vez. Use sua criatividade, investindo não só no abacate, mas em frutas e verduras da estação, sempre tentando diminuir sal, temperos prontos (ricos em sódio, além de conservantes e outros elementos químicos que tanto mal fazem à nossa saúde) e utilizando folhas e ervas frescas à vontade.

--------------------------------------
  

Comentários

Bom início de semana amiga Luísa
Veja ter entrado depois de tantos dias em tua casa. (Essa). Hoje bem mais cedo cortei um belo abacate para me deliciar com sua polpa generosa.
Grata pelas dicas.
Bjs
Luísa
Uma maravilha saudável, agradável que proporcionou um excelente Post.
Bjs
Oi Salete, aqui em casa todos nós gostamos muito de abacate, seja em receitas doces ou salgadas. Bjs!

Postagens mais visitadas deste blog

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra.  Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant. Beleza da copa florida Folhas, botões e flores do flamboyant  Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília.  Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.  Flores e galhos retorcidos do flamboyant. Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima. Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas? Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília ( Lanchonete Jerivá ). Flamboyants do Jerivá Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentid...

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo. Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa? Árvore com tronco e galhos finos. Formato das folhas e frutinhas amadurecendo. Que fruta é essa?  Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa. A pele é bem fininha... Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida. Duas frutinhas ao lado de um jambo. Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita. ----------------------------

Via Verde: Jurubeba, a Delícia Amarga do Cerrado

Jurubebas colhidas, em ramos saindo de um galho e folhas. Jurubeba: Folhas e frutos. Jurubeba: Galhos espinhosos. Jurubeba, jurupeba, gerobeba, joá-manso e outros nomes populares. ( Solanum paniculatum L .). Família das solanáceas. Que me lembre, comi jurubeba uma única vez, na chácara de uma amiga, perto de Hidrolândia, interior de