Via Verde: Coquinhos da Palmeira Macaúba





Em outubro de 2009 publicamos o post Macaúba, uma Palmeira em Extinção?, falando sobre a Palmeira Macaúba, nosso meio ambiente em degradação e o aquecimento global. Mostramos fotos da palmeira em diferentes épocas e modos - florida, com frutos, enfeitando avenidas e outras, em lotes cercados, esperando o tempo da edificação de mais uma construção para serem cortadas e desaparecerem. Hoje deixo fotos de alguns coquinhos da macaúba. Eles estavam caídos debaixo de uma palmeira naquele lote cercado. 

Esses frutinhos me remeteram ao meu tempo de criança em uma pequena cidade de Goiás, Pedro Afonso, hoje pertencente ao Estado do Tocantins. Não nasci nessa cidade, mas passamos alguns bons anos por lá, entre meus dois e nove anos. Ela é ladeada por dois grandes rios - de um lado o Rio Tocantins e do outro lado o Rio do Sono. Cercada por rios e matas, aprendi a amar a natureza. Ainda guardo a lembrança dos passeios no mato, de manhãs em praias de areia branca e finíssima; das brincadeiras no Rio Tocantins, com meus irmãos e crianças vizinhas e sempre acompanhados pela Morena, uma moça que morava conosco. Cedo, brincando aprendi a nadar... Ainda guardo também o gostinho das macaúbas, dos pequis, dos cajus e das mais variadas mangas - manga rosa, manga espada, manga comum, manga coquinho...    

Deixo as fotos dessas macaúbas para matar a saudade de alguns e fazer com que outros possam também conhecê-las.

---------------------------    

Comentários

Dora Regina disse…
Luiza, aqui no Rio tem palmeiras semelhentes a essa, seu fruto é conhecido como "baba de boi", será a a mesma coisa?
Um grande abraço!
Paz e bem!!
Sim, Dora, é a mesma palmeira...
Paz para você também!
olá, querida que delicia as lembranças da infância, o gosto das frutas, conheço essa frutinha com nome de coquinho, tenho lembranças de outra chamada orvalha ou orvalho, amarelinha redondinha, suculenta, uma delicia não encontrei mais, ficou só na recordação da infância e muito boa, bjs
Oi Sueli, é sim amiga, sempre guardamos na lembranças as boas coisas de nossa infância, os bons momentos, passeios que naquela época foram importantes para nós, o gostinho de algum prato feito por nossa mãe ou de alguma fruta, não é? Se você encontrar essa frutinha de sua lembrança me avise, combinado?
Beijos!
Ana América disse…
Ei Luisa, que bom que achei este post, esta palmeira tão desprezada é farta em Brumadinho, MG, terra dos meus avós e pais onde passei grande parte da infância... Agora estou pesquisando sobre ela, pois adoro plantas e achei você... Tem até Barão de Macaúbas, lembra? Parabéns!
Unknown disse…
Eu também falava orvalho ou orvalha...mas o nome correto é uvaia.

Unknown disse…
Aqui no Rio de Janeiro, chamávamos esse coquinho de coquinho de catarro. O baba de boi é bem menor e é coral. Todos dois deliciosos.

Postagens mais visitadas deste blog

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?