Pular para o conteúdo principal

Via Músicas Que Ficam: A cidade dorme...

Foro de Luísa Nogueira

A cidade dorme...


Viajamos muito bem cedo, de madrugada, bem antes do amanhecer. Geralmente pegamos a estrada por volta de três ou quatro horas da manhã. Nesse horário as estradas estão quase desertas. E as cidades... as cidades dormem.

Vendo a cidade adormecida, na escuridão da noite, apenas com um cordão de pingentes brilhantes margeando ruas e avenidas, não raro penso em uma música que ouvia quando criança. Só me recordo de quatro versos. Dizem assim:

"A cidade dorme
A ambição descansa
(.........)
Embalando o berço
É a mãe que canta"

Pelo menos é assim que me lembro. Não sei se a letra foi trocada, se minha lembrança se misturou com a imaginação infantil ou se é uma questão de memória. Porque, para minha surpresa, buscando a letra na Internet, encontrei esta:

Silencio

Albertinho Fortuna

Composição: Carlos Gardel / Horacio Petrossi / Música de Alfredo Le Pera

Silencio na noite...! Já está tudo em calma,
Os músculos dormem... A ambição descansa,
Embalando um berço, uma mãe canta,
Um canto querido, que chega a minhA’lma,
Porque neste berço, está sua esperança.

Eram cinco irmãos...
Ela era uma santa,
Eram cinco beijos, todas as manhãs,
Que ela recebia em teu rosto amigo,
Esta mãe querida,
Eram cinco filhos que lhe adoravam !

Silencio na noite...! Já está tudo em calma,
Os músculos dormem... A ambição descansa,
Um clarim se ouve... Periga a Pátria !
E nos campos de guerra, os homens se matam,
Cobrindo de sangue, os campos de França.

Silencio na noite...! Já está tudo em calma,
Os músculos dormem... A ambição descansa,
Tudo já passado... Renascem as plantas,
Um hino vida, os arados cantam,
E a velhinha, de cabelos brancos,
Ficou tão sozinha, com cinco medalhas,
Que por cinco heróis, premiou a Pátria.

Silencio na noite...! Já está tudo em calma,
Os músculos dormem... A ambição descansa,
Um coro distante, de mulheres que cantam,
Embalam seus berços, com novas esperanças,
Silencio na noite!... Silencio nas almas !......

-------------------------

A letra sempre foi assim ou era como eu imaginava e cantava? Tudo bem, era muito pequena e só me lembro daqueles quatro versos, mas por que "os músculos dormem..." e não "a cidade dorme"? Por que "uma mãe canta" e não "é uma mãe que canta"?
Alguém pode me explicar?

-------------------------

Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira


——-

Comentários

Anônimo disse…
Esta musica Silencio também foi interpretada por uma mulher e a letra traz algumas pequenas mudanças :
1 - A cidade dorme,
2 - É uma mãe que canta,
3 - É o que todos cantam,
4 - E esta mãe querida
5 - De mães que cantam

Esta versão com as mudanças acima é que tocou muito pelo Brasil nos principios dos anos 60.
Eu tinha um disco 78 rotações mas quebrou há muito tempo, não tenho certeza do nome da cantora, talvez Dalva de Oliveira.
Abs
Toninho Moreno
Obrigada Toninho, não sabia que havia uma outra versão. Em todo caso, a letra que ficou em minha cabeça dizia "é a mãe que canta"...
Anônimo disse…
Boa noite,

Meu avo canta muito esta musica, gostaria da cifra pra tocar no violão e tambem da musica para ouvir e ter no computador.

Se souberem onde encontra agradeço.

Daniel R. Comunian
Anônimo disse…
Esta música, com algumas pequenas mudanças no texto original,como já comentado acima, fez muito sucesso aqui no Brasil, no início dos anos 60, na interpretação da magnífica e saudosa Dulce Pontes, em vinil. Hoje há no mercado,em CD masterizado. Também na mesma época, a cantora Anadelia de Rolândia-PR, onde vive até hoje, também gravou em vinil e com rara perfeição e beleza.
Bom dia, Daniel e Anônimo!

Obrigada pelas informações. É sempre bom conhecer nomes que fizeram sucesso cantando canções que povoaram nossa infância.

Se alguém souber de alguma cifra para violão dessa música, por favor, deixe aqui o link para o Daniel, ok?

Abraços!
Cecy Viana disse…
ESSA MÚSICA É TÃO MARCANTE EM MINHA VIDA,PROFESSORA MARTA FIGUEREDO CANTAVA LINDO!NA ESCOLA AONDE ESTUDEI UM POUQUINHO COM ELA,E CHORAVA COM ESSA LINDA REALIDADE E TRISTE MÚSICA,ME LEMBRA MUITO MEU SAUDOSO PAI TIÃO VIANA NOSSO POETA TROVADOR!TE AMO PAI,TE AMO PROFESSORA,MARTA F.
Bom dia, Cecy Viana. Essa música também marcou minha infância. Que esse post fique como uma homenagem aos compositores e cantores dessa música, à nossa infância, ao seu saudoso pai Tião Viana e à sua amada professora Marta Figueredo. Um grande abraço!
Anônimo disse…
Essa música é linda, realmente triste, de partir o coração. Minha tia cantava e tocava na sanfona. Eu queria saber como poderei ouvi-la na internet.
Abraço para todos

Postagens mais visitadas deste blog nos últimos 30 dias

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo. Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa? Árvore com tronco e galhos finos. Formato das folhas e frutinhas amadurecendo. Que fruta é essa?  Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa. A pele é bem fininha... Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida. Duas frutinhas ao lado de um jambo. Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita. ----------------------------

Via Verde: Jurubeba, a Delícia Amarga do Cerrado

Jurubebas colhidas, em ramos saindo de um galho e folhas. Jurubeba: Folhas e frutos. Jurubeba: Galhos espinhosos. Jurubeba, jurupeba, gerobeba, joá-manso e outros nomes populares. ( Solanum paniculatum L .). Família das solanáceas. Que me lembre, comi jurubeba uma única vez, na chácara de uma amiga, perto de Hidrolândia, interior de

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra.  Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant. Beleza da copa florida Folhas, botões e flores do flamboyant  Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília.  Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.  Flores e galhos retorcidos do flamboyant. Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima. Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas? Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília ( Lanchonete Jerivá ). Flamboyants do Jerivá Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentid...

Os macaquinhos do Parque Areião

Micos do Parque Areião - Goiânia  Feliz Dia da Felicidade! . . . Em Goiânia, no Parque Areião. Uma pausa em meio aos redemoinhos da vida.  . . .  No Dia da Felicidade, reflexão sobre o meio ambiente: em uma caminhada no Parque, olhamos um mico quebrar um 🥥 deixado pelos visitantes. #sosnatureza #parqueareião #goiania #goiânia #diadafelicidade #diadafelicidadesemmotivo #caminhadanoparque #natureza🌿💦🕊 #naturezaemfotosluisan  Parque Areião, Goiânia-Go Macaquinho do Parque Areião  Parque Areião, Goiânia  Em Goiânia, descansando a cabeça em uma caminhada no Parque Areião ——— Veja, neste blog, outros posts com o Parque Areião 1- Informações e fotos que fiz em 2010: https://www.luisanogueiraautora.com.br/2010/08/via-verde-77-parque-areiao-goiania.html?m=0 2- Caminhada no parque. Uma música me trouxe boas recordações: https://www.luisanogueiraautora.com.br/2010/04/via-vida-39-dalida-feat-alain-delon.html?m=0 ------------ Acompanhe este blog e nossas redes socia...

Jacarandá-mimoso em Goiânia: um setembro florido no Parque Vaca Brava

  O  jacarandá-mimoso   abre suas flores  lilases e transforma a paisagem seca do Centro-Oeste em um cenário vibrante Setembro chegou a Goiânia trazendo um espetáculo de cores no Parque Vaca Brava. Bom dia, setembro! Jacarandá-mimoso em Goiânia: um setembro florido no Parque Vaca Brava Setembro chega a Goiânia vestido de lilás, com o encanto do jacarandá-mimoso. Em meio ao clima seco do Centro-Oeste, nada melhor que caminhar por um parque repleto de árvores, respirar sombra e frescor. Se ainda houver um lago por perto e uma fonte que espalha pequenas gotas pelo ar, a brisa vira quase um abraço. Logo na entrada, um jacarandá-mimoso nos dá as boas-vindas. Difícil resistir: gente que tira selfies, crianças que correm, casais que se deitam sobre o tapete de flores lilases… tudo dança ao vento, inclusive nossas lembranças. Para quem busca um passeio ao ar livre nesta época de clima seco, o Parque Vaca Brava é um refúgio urbano. Caminhar por suas alamedas, à sombra...

Via Natureza: Série Cerrado - II: Angico - Folhas e Flores

Angico - Folhas e Flores Como plumas enfeitando o céu, assim são as folhas do Angico. Uma das árvores do cerrado, o angiqueiro é muito conhecido por suas propriedades medicinais. Mas, hoje, mostraremos apenas a beleza de suas folhas e flores. Vejam: Se suas folhas são belas, o que dizer de suas minúsculas flores que aparecem na primavera e no verão? Um pássaro aproveitando a sombra e se alimentando entre as flores do angiqueiro. ---------- ... Angico-branco, pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha). Família das leguminosas. É uma árvore originária do Brasil, podendo ser vista ainda com facilidade no cerrado. Pode atingir até 20 metros. Sua propagação se dá por sementes, 'escondidas' em vagens. ... --------- Veja a  Série Cerrado : 1-  Via Natureza: Série Cerrado - I: Monólogo de uma Árvore 2-  Via Natureza: Série Cerrado - II: Angico - Folhas e Flores 3-  Via Natureza: Série Cerrado - III: Angico - Tronco e Galhos 4-  Via Natureza: Sér...

Flores do manjericão

Galho roxo com flores lilases em meio às folhas verdes As flores lilases do manjericão  As folhas verdes do manjericão todos conhecem. Afinal, quem não ama uma pizza com aquelas folhas verdinhas de manjericão por cima de cada fatia? Mesmo salpicadas com orégano, há pizzaiolos que não dispensam o manjericão.  Mas… você já viu as flores do manjericão? Vou lhe contar.  A planta 🪴 chamada manjericão é toda verde. São muitas ramificações de galhos com folhas bem verdes.  De repente, no meio daquele verde todo surge um galho com folhas roxas. Folhas? Parecem folhas, mas depois de alguns dias você nota que delas saem flores. Flores lilases. E assim você conhece umas flores minúsculas num galho roxo. Um galho com flores que vão do lilás escuro ao lilás claro, entre galhos verdes. É bem diferente, original e lindo.  Massas com manjericão  Pizzas, omeletes e massas de um modo geral combinam bem com manjericão. Mas você já experimentou água saborizada com  manje...

Como fazer óleo com urucum

  Óleo com urucum feito por mim - fiz com azeite de oliva Meu pé de urucum Há alguns anos ganhei uma muda de urucum. Ela cresceu, transformando-se em uma bela árvore. Eu não conhecia pés de urucum quando ganhei a mudinha. Não sabia bem como ela ficaria depois de crescida. Curiosa, comecei a ler sobre o urucum. À medida que crescia, crescia também minha admiração. Suas folhas eram diferentes de todas as outras plantas que tinha em meu quintal. Quando ela floriu, foi uma beleza assim, grande, que não dá nem pra explicar. Fiz muitas fotos. Aliás, não apenas das flores. Fotografei suas folhas, sementes, os cachos marrons, bacias e baldes cheios de seus frutos, e até meu marido subindo nela para colher os urucuns. Vou deixar abaixo os links dos posts.   Como saborear óleo com urucum Em outubro de 2008 postei neste blog uma receita de moqueca com urucum. Na mesma postagem deixei outras duas receitas, uma ensinando como fazer urucum em pó e na outra, os passos para deixar o óleo...

Via Verde: Dia da Árvore com Pau-brasil, Ipês e Sapucaia

Flores do pau-brasil Neste dia dedicado à árvore deixo aqui a árvore que deu nome à nossa terra, o pau-brasil e a árvore símbolo do Brasil, o ipê. A sapucaia, que também

Via Verde: Limão Imperial

Como aquela frutinha chamada Noni* que encontramos em Goiânia, o limão imperial , para mim, também é uma novidade. Vi essa muda das fotos em um viveiro de Brasília. Só souberam me informar sobre seu nome. Nada encontrei também nas pesquisas que fiz via Google. O fruto parece uma pequena laranja, porém rajado, como suas folhas. Havia algumas pequenas flores, mas elas não estão bem visíveis nessas imagens. As fotos foram feitas em um horário inapropriado para fotografia. Infelizmente não pude retornar em uma hora melhor para tentar mais alguns cliques. Alguém conhece? Família  Citrus sinensis ? Limão imperial? Limão imperial -------------- *Noni - Veja a post Noni neste mesmo blog. --------------- Obrigada, amigos. De acordo com a estatística do Blogger estamos com mais de 400 mil visualizações de páginas. Neste exato momento (18:38 h) está marcando 401.156 visualizações. Estamos felizes! Queremos dividir essa alegria com todos vocês que por aqui passam....