![]() |
| Post de janeiro de 2020 |
Do Sonho à Ação*
Dormimos de ontem para hoje? Eu, pelo menos, não. Deitei por volta das duas da manhã e permaneci quase imóvel, fazendo uma referência ao nosso rei Roberto Carlos. Depois de mais de oito horas, acordei em um cenário surpreendente: de biquíni, tomando água de coco em uma praia maravilhosa. Seria Santos? Guarujá? A areia branca e limpa não apresentava nenhum sinal de poluição. Éramos um pequeno grupo de estudantes.
Após alguns mergulhos naquela água cristalina, voei e aterrissei em outra praia. Era Ipanema, aquela do "Garota de Ipanema". Agora, não estava sozinha; de mãos dadas com um namorado, mergulhávamos sob os olhares sorridentes de pessoas bronzeadas, vivendo sob o sol.
Mas e esses mergulhos? Eram voos? Nossa mente parece retirar-se, evitando perturbações. Assim, nadei em outra praia, no Farol da Barra, Salvador. Também limpinha, sem vestígios de óleo nem de qualquer poluição. Todos pareciam de planetas redondos e civilizados.
Parece que finalmente um trovão me despertou. Quem diria? Não queria acordar: “quero praia", gritei em pensamento. Foi aí que mergulhei nas lembranças de uma garotinha em um shopping. Ela apontava para a vitrine, chorando e pedindo: "Eu quer, eu quer!" Ela era o retrato da nossa infância, querendo algo, dependente do outro para realizar seu desejo.
"Eu quero" é um verbo poderoso, porém “eu quer” é ainda não saber querer, é ser criança e depender do outro. "Eu quero" é almejar, trabalhar, realizar. Quero uma praia limpa como nos bons tempos de estudante sonhador, e mecanismos que possam barrar o aquecimento global.
Se "quero", posso. Querer o bem não depende de partidos políticos ou siglas; depende de nós mesmos, de nosso modo de agir e modo de ver o mundo. Querer praias limpas não deve depender de ninguém além de nós.
A ativista Greta Thunberg, apesar da pouca idade, não disse "eu quer", como a menininha. Ela disse “Eu quero” um planeta em que possamos viver. E lembrou que não devemos esperar a boa vontade dos políticos, mas agir agora para reduzir as emissões.
A virada de atitude não precisa ser apenas de um dia ou ano. A virada pode ser uma mudança real em nosso dia a dia. Ao voar e aterrissar em praias dos sonhos, desejo que possamos recuperar nossa responsabilidade e consciência. Praias limpas e um planeta melhor são possíveis, e tudo começa com a nossa vontade de agir.
—
*Texto publicado no Instagram com o título “Virada”, em janeiro de 2020.
#Virada #PraiasLimpas #ConsciênciaAmbiental
—-
Confira outros posts através das hashtags:
------------
Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:
- Via Verde
- Via Natureza
- Via Vida
- Via Versos
- Via Livros
- Via Mensagens
- Via Viajando nos Sabores
- Via Artesanato
.png)
Comentários