segunda-feira, março 29, 2021

Melão-de-são-caetano

 


Melão-de-são-caetano ou melãozinho. Você conhece? É comestível ou medicinal? Se você tem alguma informação, deixe aqui, nos comentários.

Sei que é uma trepadeira e seus melõezinhos são uma graça. As sementes são pegajosas,  envoltas em uma polpa que, de certa forma, ficam fixas no lugar onde caem. Deve ser um meio de proteção. Veja através das fotos que fiz hoje.

Há alguns anos ganhei uma muda que cresceu, mas desapareceu logo depois. O ano passado vi outra planta que crescia mais ou menos no mesmo lugar da mudinha anterior. Pelas folhas percebi que devia ser o melãozinho. Ela apareceu rente a um muro. Como é trepadeira, foi avançando com suas folhas miúdas e hoje encontrei seus frutos já maduros. 

Folhas do melão-de-são-caetano 

Melãozinho ainda verde

Este amadureceu e abriu (explodiu, como fazem algumas plantas para espalharem as sementes?) Duas sementes ficaram coladas no muro. 
 
Este está tão maduro que sua pele (crosta?) começa a abrir

Sementes do melão-de-são-caetano. Elas são envoltas por uma polpa vermelha pegajosa. Veja, esta ficou sem cair de meu dedo. 

Sementes do melão-de-são-caetano 

Então, vamos pesquisar juntos sobre esta charmosa plantinha? Deixe seu comentário, combinado?


9 comentários:

Unknown disse...

Essa planta foi trazida da África ao Brasil pelos escravos.
Os que se estabeleceram na região das minas de ouro em Minas Gerais, plantaram ao redor de uma capelinha em Mariana. O padroeiro da capela era S. Caetano e os frutos parecidos com melão. Daí o nome Melão de São Caetano.
A infusão dos frutos maduros é boa para curar hemorroidas.
As folhas eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa.
O chá era usado em banhos para facilitar o parto e para baixar febres.

Luísa Nogueira disse...

Obrigada pelas informações. Muito interessante a história do nome associado à capela.

Parece que ela é usada também para diabetes. Alguém tem essa informação?

Jane disse...

Muito gostosa...
É exelente em forma de tintura,para diabete.

Luísa Nogueira disse...

Que bacana. Quer dizer que é medicinal e é também gostosa? Como comer? Já madura, com aquele tom cenoura maravilhoso ou ainda verde? ❤️😍


Roberta Priori disse...

Uma informação curiosa é que, quanto mais maduro estiver, mais amargo é o fruto, e por conta desse amargor característico, ganhou o nome em inglês de "Bitter Melon". Ou seja, na culinária, a melhor forma de aproveitamento do fruto, é enquanto estiver imaturo. O picles é apreciadíssimo!!!
.
Para aproveitar o arilo, a camada vermelha que cobre as Sementes, deve-se passar por peneira e usar para fazer Geléias e Molhos.

Esse fruto é muito consumido no nosso país por seu potencial medicinal, sendo um excelente cicatrizante, hipoglicemiantes, adstringente, depurativo, laxativo, inseticida, antiviral e ter ação anti reumática.

Além disso, é considerado o fruto da longevidade, pois faz parte da dieta dos habitantes de Okinawa no Japão, uma comunidade famosa por ter vida longeva.
.
Se quiser plantar o Melão de São Caetano em casa, faça por sementes.

Amo essa parte vermelha que cobre as sementes! Tem saber de infância

Alguém sabe como fazer o picles dele? Vamos trocar receitas?

Luísa Nogueira disse...

Muito, muito boas informações, Roberta. É assim, de mãos dadas, que seguimos por um mundo melhor para todos. Adorei a sugestão das receitas. Sim, vamos trocar receitas. Estou já ansiosa pra fazer picles com meus melõezinhos. Beijos! 🤗❤️

Unknown disse...

Será essa que cá, em Moçambique, é conhecida por kakana?

Fred disse...

Caraca !!! Só estou aqui porque busquei informações dessa planta. Cansei de remover do meu terreno por achar que era mato. Hoje, por acaso achei essa flor amarela com pingos vermelhos. Eu arranquei e trouxe pra casa, e mostrei aos familiares que acharam bem curioso a flor. Eu tenho um aplicativo no celular que identifica plantas. Foi como descobri o nome dela e corri pra internet, pra saber mais sobre ela. Não arranco mais rsrssr

sebastiolive disse...

Gostei da informação esta planta lembra minha infância.