quinta-feira, abril 22, 2021

Dia do Planeta Terra


Ilustração do alto (no balão): Parte da ilustração da capa do livro Balbúrdias na Quarentena, capa criada pelo artista plástico Sergio Ricciuto.


Sol, rio e mares


O sol nasce para todos, as plantas nascem sem rótulos e os rios, as fontes  e os mares oferecem água para quem por eles passam. Tendo por base essas verdades, o que nos afastou delas?


Somos mais de 7 bilhões de pessoas em situações às mais diversas. Gente como a gente, porém vivendo em extremos. 


Extremos de pobreza, onde a fome, a falta de saneamento básico e a falta de conhecimentos elementares matam. 


Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados por unanimidade durante a Cúpula das Nações Unidas de 2015, falam exatamente sobre as soluções que podem levar a um crescimento sadio, sem os extremos sociais e econômicos. 


O que disseram todas as nações naquele dia histórico, significa: 


Para haver a continuidade da vida na Terra, precisamos repensar nossos modos de vida, SEM POBREZA E SEM FOME. Sim, estes são os dois primeiros objetivos dos ODS: sem pobreza e sem fome. Ou seja, ou mudamos toda a estrutura até hoje formada, onde consumismo anda ao lado de degradação e poluição ambiental, ou todos sofrerão as consequências climáticas advindas do modo desorganizado, desumano e inconsequente do mundo contemporâneo. 


Sustentabilidade 


Os 17 ODS se baseiam no ser sustentável e no desenvolvimento sustentável. 


Em sua etimologia, sustentabilidade vem de sustentável que, por sua vez, vem de sustentar. 


Sustentar é equilibrar, estar em harmonia, ter estabilidade.

Já o desequilíbrio, segundo o dicionário Aurélio on-line (3) é: "deficit, desarmonia, instabilidade, desigualdade".


É preciso que todos os seres estejam em equilíbrio em relação uns aos outros.   


Como alcançar esse equilíbrio? Através de uma consciência ecológica. Refletir e agir sobre questões sustentáveis e sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação do planeta, são pontos primordiais. Para isto é necessário que todos tenham um patamar de vida saudável; que empresas priorizem parcerias, repensem modos de produção com menos gastos e mais pesquisas para uma poluição zero; que organismos públicos e privados trabalhem com igualdade de direitos e de deveres. 


Os 17 ODS 


Sei que será longo falar sobre cada um dos objetivos, mas no Dia da Terra é primordial difundir, ou pelo menos citar, os ODS, para que mais pessoas se sensibilizem sobre a importância da sustentabilidade, seja ela ambiental, social ou econômica.    


Os 17 Objetivos 

 Objetivo 1 - Sem pobreza: "O crescimento econômico deve ser compartilhado para criar empregos sustentáveis e promover a igualdade."

Objetivo 2- Fome Zero: "O setor de alimentos e agricultura oferece soluções fundamentais para o desenvolvimento, e está no centro da erradicação da fome e da pobreza."

Objetivo 3- Boa saúde e bem-estar: "Capacitar as pessoas a viver uma vida saudável e promover o bem-estar de todas as idades é essencial para o desenvolvimento sustentável."

Objetivo 4- Educação de qualidade: "Obter uma educação de qualidade é a base para melhorar a vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável."

Objetivo 5- Igualdade de gênero: "A igualdade de gênero não é apenas um direito fundamental, mas também uma base necessária para um mundo pacífico, próspero e sustentável."

Objetivo 6- Água limpa e saneamento: "Água limpa e acessível para todos é uma parte essencial do mundo em que queremos viver."

Objetivo 7- Energia limpa e acessível: "A energia sustentável é uma oportunidade para transformar vidas, economias e o planeta."

Objetivo 8- Trabalho decente e crescimento econômico: "Precisamos rever e reorganizar nossas políticas econômicas e sociais para eliminar completamente a pobreza."

Objetivo 9- Indústria, inovação e infraestrutura: "Investimentos em infraestrutura são fundamentais para alcançar o desenvolvimento sustentável."

Objetivo 10- Redução da desigualdade: "Redução da desigualdade nos países e de país para país."

Objetivo 11- Cidades e comunidades sustentáveis: "O futuro que queremos inclui cidades que oferecem oportunidades para todos."

Objetivo 12- Consumo e produção sustentáveis: "O consumo e a produção sustentáveis visam "fazer mais e melhor com menos"."

Objetivo 13- Medidas de mudanças climáticas: "A luta contra o aquecimento global tornou-se uma parte inseparável para alcançar o desenvolvimento sustentável."

Objetivo 14- Vida aquática: "A gestão prudente de nossos oceanos e mares é vital para um futuro sustentável."

Objetivo 15- Vida terrestre: "O desmatamento e a desertificação representam grandes desafios para o desenvolvimento sustentável."

Objetivo 16- Paz, justiça e instituições eficazes: "Promover sociedades pacíficas e inclusivas, acesso à justiça para todos e fortalecer instituições responsáveis e eficazes em todos os níveis."

Objetivo 17- Parcerias para atingir metas: "Parcerias inclusivas baseadas em princípios e valores, uma visão comum e objetivos comuns são necessários."

Falamos um pouco no livro Balbúrdias na Quarentena sobre alguns desses objetivos. Dois exemplos: ao falar em pesquisas desenvolvidas na engenharia, na arquitetura e no design de interiores, com o intuito de encontrar soluções sustentáveis para construções e ambientes residenciais e públicos, estamos focando sobre "Indústria, inovação e infraestrutura" (objetivo 9); quando falamos sobre tentativas de despoluição de rios e mares, recuperação de florestas e redução do lixo diário, os focos são "Vida aquática e Vida terrestre" (objetivos  14 e 15).  

--------

 O Dia do Planeta Terra é comemorado no dia 22 de abril. Feliz Dia da Terra! 

--------

Nota: Este artigo foi republicado, um pouco resumido, em diversos sites e revistas, entre eles:

1) Viver Direito - Portal Jurídico Viver Direito

https://viverdireito.net/2021/04/22/dia-do-planeta-terra-e-preciso-promover-a-sustentabilidade/

2) Cento do Professorado Paulista - O Portal do Professor

https://www.cpp.org.br/informacao/ponto-vista/item/16744-dia-do-planeta-terra-e-preciso-promover-a-sustentabilidade

3) Revista Partes

https://www.partes.com.br/2021/04/22/dia-do-planeta-terra-e-preciso-promover-a-sustentabilidade/

4) Portal luso-brasileiro Splish Splash

https://www.portalsplishsplash.com/2021/04/dia-do-planeta-terra-e-preciso-promover.html

---------

O Artigo adaptado para publicação em outros sites:


Dia do Planeta Terra: é preciso promover a sustentabilidade

Por Luísa Nogueira*

Sensibilizar a sociedade para trabalhar a temática da sustentabilidade é algo que deve partir de todas as áreasNeste Dia do Planeta Terra, 22 de abrildata que representa a luta em defesa do meio ambiente, é necessário promover essa reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.  Acredito que todos podem e devem promover essa conscientização. 


Somos mais de sete bilhões de pessoas em situações às mais diversas. Gente como a gente, porém vivendo em extremos desumanos. Extremos de pobreza, onde a fome, a falta de saneamento básico e a falta de conhecimentos elementares mata. Para ir a fundo sobre as questões sustentáveis basta pesquisar sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Esses objetivos compõem a Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável de 2030. Agenda essa que leva em consideração as prioridades para a sustentabilidade dos países e trabalha questões relacionadas ao meio ambiente na sociedade civil e no setor privado. Esse alinhamento gerou um comprometimento de todas as nações para a erradicação da pobreza, o enfrentamento da desigualdade e o combate às mudanças climáticas.


Os ODS falam exatamente sobre as soluções que podem levar a um crescimento sadio, sem os extremos sociais e econômicos. Os dois principais  princípios da ODS são referentes ao combate da  pobreza e da fome. Nesse sentido, é preciso repensar o modo de encarar o consumismo, a degradação e a poluição ambiental, para que todos deixem de sofreas consequências climáticas advindas do modo desorganizado, desumano e inconsequente do mundo contemporâneo.


É preciso que todos os seres estejam em equilíbrio em relação uns aos outros.  Mas como alcançar esse equilíbrio? Através de uma consciência ecológica. Refletir e agir sobre questões sustentáveis e sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação do planeta, são pontos primordiais. Para isto é necessário que todos tenham um patamar de vida saudável; que empresas priorizem parcerias, repensem modos de produção com menos gastos e mais pesquisas para uma poluição zero; que organismos públicos e privados trabalhem com igualdade de direitos e de deveres. 

______


*Luísa Nogueira é mestra em Linguística Aplicada, autora dos livros "Acalanto: Sou pássaro e poesia", "Letras Falam" e do recém lançado "Balbúrdias na Quarentena". Neste último ela também fala sobre problemas e soluções para um desenvolvimento sustentável.

-----------

Meu muito obrigada a todos eles.


------------


Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:

















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:


 

——-

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira

——-