Pular para o conteúdo principal

Mudanças para um Novo Ano

Fotografia: Luísa Nogueira

Mudanças para um Novo Ano 

 

Mudar é transformar. É viajar para dentro ou para fora de nós mesmos. Mudanças remexem estruturas, podem ruir ou reforçar bases. Porém são necessárias, difíceis e exigem coragem.  

 

Sempre gostei de viajar, conhecer novos lugares, pessoas, cidades, diferentes ambientes. Quando jovem, eu tinha minha base. Era para ela que eu sempre voltava. Saía de férias em excursões da faculdade ou em grupos de amigas, sabendo que depois retornaria à minha rotina. Seguir meu curso pela manhã, voltar para casa onde sempre me esperava um almoço quentinho feito pela minha mãe. Depois, rapidamente, com livros e cadernos em mãos, olhar o roteiro de aulas já preparadas nos finais de semana. Ajustava aqui e ali meus planos de aula do dia e correndo pegava a rua até chegar ao colégio onde dava aulas. Voltava feliz, acompanhada por colegas e alunos. Mas, tinha dias que o cansaço chegava e eu ficava triste.  

 

Quando eu tinha tempo, ouvia meus discos de música clássica - que eu adorava! Amava particularmente um, com piano. Chopin? Mozart? Era o tempo das coleções; eu comprava muitas: de livros de literatura a discos de música clássica. Nos dias bons, eu lia ou estudava tamborilando e cantando baixinho. Nos dias que o corpo lembrava o que é ser mulher, eu acompanhava Mozart, Bach, Beethoven, Chopin, Schubert, Tchaikovsky ou minhas cantoras ou cantores favoritos, com lágrimas lavando mágoas, exaustão, desentendimentos, decepções, frustrações. Mas isso era passageiro. Afinal, nós mulheres, renascemos dia após dia e seguimos ainda mais fortes. 

Minha mãe contava que, no seu tempo, usava-se um procedimento chamado sangria para curar certos males. Sangrias curavam.  

 

Mulheres se renovam e renascem todos os meses.  

 

Mudanças renovam o ar, a esperança e a fé. E essa fé cresce à medida que o tempo passa. Também, pudera! O tempo é sábio. Sabe que nosso corpo precisará de muita fé para continuar seu caminho. Nosso corpo diminui em tamanho e forças, mas nossa fé diz que tudo está bem, “está ótimo, você é forte, já enfrentou tanta coisa, não é uma quedinha que vai te parar”. “Não lamente, continue!” 

 

Li em algum lugar que o ser humano envelhece quando troca sonhos por lamentos. É isso mesmo? Não podemos lamentar? Sonhe, sonhe sempre e siga como se você fosse durona. Durona, mas não imortal. Como no amor: Que não seja imortal, posto que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure(Vinícius de Moraes). 
  

 

Planetas e moradas 

 

“Na casa de meu Pai há muitas moradas, disse o Sábio. Aí penso: Se planetas forem moradas, seremos eternos moradores das galáxias? Somente na Via Láctea,300 milhões de planetas como a Terra, segundo a NASA. Planetas de todos os tamanhos e para todos os gostos. Quentes, frios, insossos. Céus, infernos, purgatórios? Oiii? E a Terra, qual é? 

 

Rodeios ou filosofia? Não sei. Queria falar de mudança real, mudança de lugar, mudança devida de vida. De minha última mudança. Necessária, porém, dolorida.  

 

Todo parto é dolorido.  

 

Muitas vezes, mudanças exigem mais que coragem. Exigem fé. Ô tempo sábio! Tira aqui, tira ali, mas compensa em fé. Ele nos dá uma mina de fé. Porque muita fé é preciso.  

 

Sonhar é preciso. Viver é preciso. Fé é preciso.  


Sejamos sementes. Sementes de fé.  


Eu, com fé, fiz mais uma mudança. Uma mudança dentro de mim.  

 

O mundo é uma roda que gira, gira e gira. São nossas mudanças. Por dentro e por fora.  

 

Sigamos com fé. E que seja um  

 

Feliz Ano Novo! 


__


Clique nos links anexados ao post e veja postagens que relacionei ao tema de hoje. 

Links anexados:

viajar

novos lugares

minha mãe

cantores

Minha mãe

Viver é preciso


----


Sobre Livros:

———-


Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira


——-


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog nos últimos 30 dias

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo. Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa? Árvore com tronco e galhos finos. Formato das folhas e frutinhas amadurecendo. Que fruta é essa?  Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa. A pele é bem fininha... Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida. Duas frutinhas ao lado de um jambo. Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita. ----------------------------

Via Verde: Jurubeba, a Delícia Amarga do Cerrado

Jurubebas colhidas, em ramos saindo de um galho e folhas. Jurubeba: Folhas e frutos. Jurubeba: Galhos espinhosos. Jurubeba, jurupeba, gerobeba, joá-manso e outros nomes populares. ( Solanum paniculatum L .). Família das solanáceas. Que me lembre, comi jurubeba uma única vez, na chácara de uma amiga, perto de Hidrolândia, interior de

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra.  Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant. Beleza da copa florida Folhas, botões e flores do flamboyant  Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília.  Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.  Flores e galhos retorcidos do flamboyant. Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima. Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas? Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília ( Lanchonete Jerivá ). Flamboyants do Jerivá Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentid...

Jacarandá-mimoso em Goiânia: um setembro florido no Parque Vaca Brava

  O  jacarandá-mimoso   abre suas flores  lilases e transforma a paisagem seca do Centro-Oeste em um cenário vibrante Setembro chegou a Goiânia trazendo um espetáculo de cores no Parque Vaca Brava. Bom dia, setembro! Jacarandá-mimoso em Goiânia: um setembro florido no Parque Vaca Brava Setembro chega a Goiânia vestido de lilás, com o encanto do jacarandá-mimoso. Em meio ao clima seco do Centro-Oeste, nada melhor que caminhar por um parque repleto de árvores, respirar sombra e frescor. Se ainda houver um lago por perto e uma fonte que espalha pequenas gotas pelo ar, a brisa vira quase um abraço. Logo na entrada, um jacarandá-mimoso nos dá as boas-vindas. Difícil resistir: gente que tira selfies, crianças que correm, casais que se deitam sobre o tapete de flores lilases… tudo dança ao vento, inclusive nossas lembranças. Para quem busca um passeio ao ar livre nesta época de clima seco, o Parque Vaca Brava é um refúgio urbano. Caminhar por suas alamedas, à sombra...

Via Natureza: Série Cerrado - II: Angico - Folhas e Flores

Angico - Folhas e Flores Como plumas enfeitando o céu, assim são as folhas do Angico. Uma das árvores do cerrado, o angiqueiro é muito conhecido por suas propriedades medicinais. Mas, hoje, mostraremos apenas a beleza de suas folhas e flores. Vejam: Se suas folhas são belas, o que dizer de suas minúsculas flores que aparecem na primavera e no verão? Um pássaro aproveitando a sombra e se alimentando entre as flores do angiqueiro. ---------- ... Angico-branco, pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha). Família das leguminosas. É uma árvore originária do Brasil, podendo ser vista ainda com facilidade no cerrado. Pode atingir até 20 metros. Sua propagação se dá por sementes, 'escondidas' em vagens. ... --------- Veja a  Série Cerrado : 1-  Via Natureza: Série Cerrado - I: Monólogo de uma Árvore 2-  Via Natureza: Série Cerrado - II: Angico - Folhas e Flores 3-  Via Natureza: Série Cerrado - III: Angico - Tronco e Galhos 4-  Via Natureza: Sér...

Como fazer óleo com urucum

  Óleo com urucum feito por mim - fiz com azeite de oliva Meu pé de urucum Há alguns anos ganhei uma muda de urucum. Ela cresceu, transformando-se em uma bela árvore. Eu não conhecia pés de urucum quando ganhei a mudinha. Não sabia bem como ela ficaria depois de crescida. Curiosa, comecei a ler sobre o urucum. À medida que crescia, crescia também minha admiração. Suas folhas eram diferentes de todas as outras plantas que tinha em meu quintal. Quando ela floriu, foi uma beleza assim, grande, que não dá nem pra explicar. Fiz muitas fotos. Aliás, não apenas das flores. Fotografei suas folhas, sementes, os cachos marrons, bacias e baldes cheios de seus frutos, e até meu marido subindo nela para colher os urucuns. Vou deixar abaixo os links dos posts.   Como saborear óleo com urucum Em outubro de 2008 postei neste blog uma receita de moqueca com urucum. Na mesma postagem deixei outras duas receitas, uma ensinando como fazer urucum em pó e na outra, os passos para deixar o óleo...

Via Verde: Dia da Árvore com Pau-brasil, Ipês e Sapucaia

Flores do pau-brasil Neste dia dedicado à árvore deixo aqui a árvore que deu nome à nossa terra, o pau-brasil e a árvore símbolo do Brasil, o ipê. A sapucaia, que também

Os venenos de sua mesa

O que é o pacote do veneno? Como o Projeto de Lei 6299/02, chamado de “Pacote de veneno”, pode afetar a sua saúde?  Vamos tentar responder essas questões colhendo informações de órgãos oficiais. Aliás, informações não faltam. Vamos lá? Venenos em nossa mesa Antes, para uma maior compreensão, veja uma retrospetiva do horror que está acabando com a saúde dos brasileiros: Sempre houve, em governos passados, a liberação de produtos proibidos em outros países. Porém, de janeiro de 2019 até o ano passado, 2021, foram liberados mais de 1000 (MIL) produtos com venenos já banidos de países da União Europeia há mais de vinte anos.    Repito: há mais de vinte anos esses produtos estão PROIBIDOS naqueles países. Por que foram proibidos? Porque causam várias doenças (parkinson, mal de alzheimer…)  e diversos tipos de câncer. Entre estes, câncer na próstata e no ovário, câncer no estômago, intestinos e muitos outros. Veja mais adiante o nome desses agrotóxicos e o que causam ao or...

Via Verde: Limão Imperial

Como aquela frutinha chamada Noni* que encontramos em Goiânia, o limão imperial , para mim, também é uma novidade. Vi essa muda das fotos em um viveiro de Brasília. Só souberam me informar sobre seu nome. Nada encontrei também nas pesquisas que fiz via Google. O fruto parece uma pequena laranja, porém rajado, como suas folhas. Havia algumas pequenas flores, mas elas não estão bem visíveis nessas imagens. As fotos foram feitas em um horário inapropriado para fotografia. Infelizmente não pude retornar em uma hora melhor para tentar mais alguns cliques. Alguém conhece? Família  Citrus sinensis ? Limão imperial? Limão imperial -------------- *Noni - Veja a post Noni neste mesmo blog. --------------- Obrigada, amigos. De acordo com a estatística do Blogger estamos com mais de 400 mil visualizações de páginas. Neste exato momento (18:38 h) está marcando 401.156 visualizações. Estamos felizes! Queremos dividir essa alegria com todos vocês que por aqui passam....

Via Verde: Gomeira, Uma Árvore Nativa do Cerrado

Post por nós publicado em novembro de 2012 no blog coletivo Terra, aquele abraço . Queremos acompanhar uma gomeira por um ano apesar do tempo escasso. Mas, quando a vontade é maior, o tempo apertado pode esticar, espero.   Gomeira no início da floração - Foto feita em 02 de nov. deste ano Foto do dia 15 de nov./2012 Foto de 15 de nov./2012 Gomeiras - Fotos de 02 de novembro Gomeiras - Fotos de 25 de novembro A Gomeira, árvore nativa do Cerrado, é também conhecida como goma-arábica, árvore-de-goma-arábica, gomeiro-de-minas, pau-d'água, pau-de-vinho, casca-doce, entre outros nomes populares. É da família vochysiácea, tendo como nome científico  Vochysia elliptica (essa espécie das fotos). Há alguns anos vejo essa árvore de flores vistosas, mas nada sabia sobre ela. Dia 15 deste, clicando uma delas, conheci uma engenheira florestal,* que me informou seu nome. A partir daí minha pesquisa ficou bem mais fácil. Fiquei sabendo, por exemplo, que as ...