quinta-feira, dezembro 01, 2011

Via Verde: Série Orquídeas - 15: Arundina

A orquídea das fotos de hoje, a Arundina bambusiflora é a terceira orquídea de chão desta série sobre as espécies de orquídeas. É a popularmente conhecida orquídea bambu. Com ela encerramos a Série Orquídeas desta primavera. Pretendemos continuá-la... Ano que vem, talvez? 

Arundina bambusiflora ou orquídea bambu
Canteiro de orquídea bambu

Bom início de dezembro!

-----------------------------------

segunda-feira, novembro 21, 2011

Via Artesanato: Novidades em Tricô

Que tricô e crochê são do tempo da e da bisa, todo mundo sabe. Mas quem pensa que são só daquele tempo, está pra lá de desatualizado. Porque, na verdade, o tricô (ou tricot), o crochê (ou crochet) e todo artesanato, nunca estiveram tão modernos e nas ondas da moda como agora. Afinal, estamos na era de revolução da contra evolução industrial. Paradoxo? Se ainda pensamos como nossos pais ou como nossos avós, sim. Porém, se somos mesmo moderninhos como queremos aparentar, que venha o artesanato com toda sua arte, economia e, por quê não, terapia. Das melhores. Contra estresse é tiro e queda.

Quem faz artesanato rema contra a maré, mas a favor de seus inúmeros benefícios. Sabemos que a era tecnológica não tem mais volta. Para diminuir seus impactos devemos nos disciplinar contra o consumismo, tendo um olhar mais reflexivo no sentido de um viver consciente. Conseguindo isso, geramos mudanças. Mudanças que irão refletir, com certeza, nas próximas gerações. Se um milésimo das pessoas que vivem neste globo chamado Terra se conscientizassem, quantos benefícios todos teríamos, a médio e a longo prazos. Ousamos sonhar com grupos de pequenos agricultores, de pequenos empresários e pequenos núcleos comunitários que se ajudam mutuamente. Utopia? Não, se nos dermos as mãos.

Um exemplo na moda

Comecei falando sobre artesanato e acabei indo por caminhos tão complexos quanto o pré-sal para o petróleo. Parando por aí, vamos ver um tricô lindésimo, que deixa qualquer haute couture no chinelo? É feito pela artesã Gleuza.* Ela mostra seu trabalho em feiras de Brasília. Nesse fim de semana esteve no Gilberto Salomão, na Feira da Lua. Confira através das imagens abaixo.

Blusa ecologicamente correta, feita em fibra de bambu.
Colete charmoso e colorido em fio turco.

Romântico colete em fio turco. 

Lindas e originais echarpes: São tricotadas na horizontal e cada carreira é feita com um tipo diferente de fio.

A artesã Gleuza entre agulhas, fios e suas peças de tricô.

Mãos tricotando arte.

Gleuza feliz entre dois de seus trabalhos .

O mundo está redescobrindo o tricô artesanal e o crochê. E valorizando-os. As peças das fotos, por exemplo, feitas pela artesã Gleuza, podem ser adquiridas por volta de R$190,00. Já na capital do país berço da moda - Paris - você deve desembolsar mais de cinco mil reais, dependendo da 'assinatura', claro.

Tricote ou compre tricô. Faça ou adquira trabalhos feitos à mão. Valorizando o artesanato você estará ajudando a preservar artes e manuseios repassados de geração a geração.

---------------

*Gleuza - Tricot feito à mão: gleuzagraca@uol.com.br

--------------------------------------

domingo, novembro 20, 2011

Como Navegar por este Blog

Multivias - A Natureza em Fotos e Variedades - Desde janeiro de 2008

Navegue por este blog em diferentes vias através da página Vias do Multivias.




Você pode também visualizá-lo de diferentes modos: Passe a seta sobre a guia a esquerda, no alto - sob o título _mul_ti_vi_as_ - e você terá mais opções para visualizar os posts. Ao todo são sete interessantes maneiras: Flipcard, Classic, Magazine, Mosaic, Sidebar, Snapshot e Timeslide. Navegue brincando! Veja os posts em fotos em um mosaico (Mosaic), em cartões postais (Flipcard) em uma revista eletrônica (Magazine) ou do modo mais lúdico e interessante que você escolher.O mérito de toda essa tecnologia é da equipe do Blogger. A eles nosso 'muito obrigado' pelo carinho e pela dedicação com que trabalham, sempre ultrapassando nossas expectativas! 


Quer mais? Em Flipcard há quatro outros jeitinhos de navegação: Pelos posts mais recentes, ou pela data, ou escolhendo os marcadores (Label) ou mesmo clicando em Author. Você é o comandante! Divirta-se!




Os aplicativos como "Seguir", "Quem somos"e "Favoritos", entre outros, estão na lateral direita; ao clicar no símbolo 'home' (a casinha), eles aparecerão.

Amigo seguidor, na Via Favoritos há a lista dos blogs que seguimos assim como a relação de nossos seguidores.





Ficaremos felizes caso você siga o blog Natureza, que é uma parte do Multivias. Conheça também nosso blog coletivo Terra, aquele abraço!

Sua opinião e suas sugestões são importantes para a continuação deste trabalho. Elas nos ajudarão a melhor semear o amor pela natureza. E, como já dissemos, quem ama cuida. Participe!

----------------

Todas as imagens e todos os textos deste blog são de autoria de Luísa N. e estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais sob uma Licença Creative Commons. Quando não são, há os créditos, ou seja, a atribuição ao autor. Por gentileza, cite a fonte, caso queira utilizar algo para fins não comerciais. Para fins comercias, por favor, entre em contato conosco. 


-----------------

quinta-feira, novembro 03, 2011

Via Mensagens: Para onde caminha nosso Planeta?


Foto: Uma linda borboleta morta. Provérbio: Para o bom entendedor, meia palavra basta.

-----------

Nota: Encontrei essa borboleta morta em uma rua bem arborizada e bastante movimentada. Estava na calçada, embaixo de uma árvore. Ali mesmo fiz a foto. Voltando, não mais a vi. Por que este post não foi publicado ontem, no Dia de Finados?  Não quis dar a ele um duplo sentido.

-----------

Uma ótima quinta-feira!

-----------------------------------

quarta-feira, outubro 26, 2011

Terra, aquele abraço!


O blog coletivo Terra, aquele abraço! nasceu da necessidade de termos - aqui entre nós - um espaço dedicado somente aos assuntos relacionados ao meio ambiente e aos diversos problemas que enfrentamos em nosso dia a dia. Iremos pesquisar, encontrar e disponibilizar para você o que está sendo feito e vivido neste mundo afora. Para isto contamos com você, opinando e passando sua experiência em atitudes sustentáveis, não agressoras à comunidade em que vivemos nem ao planeta de um modo geral. Informações nas áreas de ecologia, educação, cultura, artesanato, artes e outras mais.
Link: http://terrademaosdadas.blogspot.com

Participe! E... Seja bem-vindo.

------------------------------------

Via Verde: Série Orquídeas - 14: Orquídeas de Chão - 2: Epidendrum

Com os nomes populares de epidendro, orquídea-estrela e orquídea-crucifixo, este grande gênero de orquidáceas de chão, o Epidendrum, possui mais de mil espécies. Suas cores são bem variadas. Veja algumas nas fotos abaixo.


Epidendrum - 1

Epidendrum - 2
Epidendrum - 4

Epidendrum - 3
----------------

Para o próximo post desta série, fizemos algumas fotos de uma outra orquídea de chão, a orquídea-bambu (Arundina bambusifolia).

------------------------------------

segunda-feira, outubro 24, 2011

Via Natureza: Escondidinhos: Nossos Amiguinhos Alados - Vamos Brincar com Eles?

Oi amiguinho! Vamos brincar de pique-esconde? Estou em um pé de Anjico, em uma de suas grandes folhas-leque...

Como estou sempre em movimento, minha posição muda de foto para foto. Mas, se você observar bem continuo no mesmo lugar, ao lado de um tronco. Dá prá você me achar na foto abaixo?

Se você me achar, você é mesmo meu amigo!!!

Agora é a nossa vez; eu e meu companheiro estamos também em um angiqueiro. Acho que você vai me ver primeiro...  


...porque meu amigo está atrás de algumas folhas, em um outro galho, à minha direita. Achou? Você é o máximo. Nota dez para você. Continue brincando. Se você olhar para as árvores ao seu redor, vai descobrir muitos amiguinhos alados. Brinque sempre com eles, você na terra e eles no ar, claro. E lembre-se: Nunca aprisione um pássaro. Todos nós gostamos de viver livres e ficamos muito tristes dentro de uma gaiola. Você, eu, todas as aves ou qualquer outro animal...   

-----------------

Na próxima quarta-feira, mais um post da Série Orquídeas.

---------------------------

segunda-feira, outubro 17, 2011

Via Versos: Metamorfose


No balançar lento do tempo
Em alguma árvore
Em alguma folha
Um casulo
Metamorfoseado acorda
Crisálida - ninfa da vida

No transformar do hoje
No transformar do agora
O casulo
Já cansado e sem forças
Resurge em um arco-íris de cores
Ser alado - borboleta multicolorida

No dançar lento das águas
Em meio à imensidão dos mares
Em algum lugar negro e tranquilo
Nas entranhas de uma concha
Surge uma gota-raio de luz
Madrepérola - nácar róseo da vida

No transformar do hoje
No transformar do agora
A madrepérola
Envolta em finas camadas de nácar
Resurge em uma jóia rara
Pérola neta - perfeita e pura

No balançar e dançar do vento
Ou na inércia aparente do tempo
O transformar da vida
Casulos
Madrepérolas
Seres alados
Pérolas netas

-----------------------------------------

Via Verde: Série Orquídeas - 13: Orquídeas de Chão - 1: Ludisia

A Ludisia é um gênero de espécie única, que é a Ludisia discolor, assim chamada pelas cores de suas folhas. Por ter apenas uma espécie, é a orquídea preciosa dos orquidófilos, chamada de orquídea-jóia. Suas flores são bem pequenas, porém suas folhas chamam nossa atenção por serem bem diferentes das folhas dos demais gêneros. Possum belos tons arroxeados. É uma orquídea de chão, ficando bem como forração, sendo assim bastante utilizada por paisagistas.

É a primeira orquídea de chão desta série. Já temos fotos das próximas a serem aqui mostradas, dos  gêneros Epidendro e Arundina.


Ludisia discolor 

Folhas da Ludisia discolor

----------------

Uma ótima semana!

----------------------------------

sexta-feira, outubro 14, 2011

Via Verde: Série Orquídeas - 12: Colmanara

A orquídea Colmanara (Colm), hoje rebatizada de Odontocidium Wildcat foi desenvolvida através do cruzamento destes três genêros: Miltonia x Odontoglossum x Oncidium. Entre as várias espécies, esta das fotos é uma das mais conhecidas por lembrar a pele de alguns animais. Seu cultivo não é dos mais difíceis, podendo ser cultivada até mesmo dentro de casa, segundo informações de orquidófilos.

Colmanara - 1
Colmanara - 2

-----------------
Até a próxima semana, se Deus quiser!
------------------------------------------------

quarta-feira, outubro 12, 2011

Via Animais de Estimação: Dia das Crianças com Fofuchos Cachorrinhos

Vamos comemorar o dia de hoje com alguns filhotinhos prá lá de fofos? Quem vai apresentá-los é nossa cadelinha Teca, 'aquela' sapeca. Se você passear por este blog vai encontrá-la em alguns caminhos. Dez dessas fotos foram feitas em agosto, em uma exposição de filhotes com pedigree, no Centro Comercial Gilberto Salomão, em Brasília. A da Teca foi feita hoje. Como todos sabem, ela é uma vira-lata também muito fofinha, apesar das inúmeras travessuras que apronta. Entre os cachorros - e os animais de um modo geral - não há distinção entre ser ou não 'bem nascido'; rico ou pobre, colorido ou de uma só cor, tanto faz. Eles querem mesmo é brincar, amar uns aos outros e principalmente estar sempre alegres ao lado de seus amigos. Essa coisa de preconceito foi inventada por uma outra espécie de animal, a chamada Homo sapiens. Mas, isto é um outro assunto. Vou chamar a Teca para apresentar os fofuchos/

Teca: - Não é bem uma apresentação... Vou mostrar as fotos, tudo bem? Vamos brincar depois?


Não é mesmo fofo? Olha só a cara de mimadinho que ele tem!

Ai, que amor! Está com soninho, é?

Olha, vou contar uma coisa: Dizem que sou sapeca, mas essa daí apronta bem mais. Não conseguia ficar nem um minutinho parada.

Este aqui não quer ficar no colo de sua amiga, quer pular e brincar com a 'thurma'. 

Tem cara de também gostar muito de brincar, você não acha?

Que peludinha!

Esse  lindão é todo marronzinho
Esse parece comigo, mas está meio tristezinho. Ou brincou muito e está querendo tirar uma soneca?   

É aquele travessa lá de cima... Ela gosta de se enfeitar, não é? 

Ler eu ainda não aprendi! Será que ele me ensina?
Eu, Teca, em foto de hoje, feita especialmente para você. Agora vamos brincar?
------------

Para brincar com a Teca é bem fácil: Vá até o alto deste blog e passe a seta por cima da guia do alto, a esquerda, - sob o título _mul_ti_vi_as_ - e você verá outros modos de se visualizar este blog. Ao todo são sete opções: Flipcard, Classic, Magazine, Mosaic, Sidebar, Snapshot e Timeslide. Navegue brincando, escolhendo o que você quiser. Por exemplo, em 'Mosaic' você verá todos os posts em fotos como um mosaico; em  'Magazine' é uma revista eletrônica que surgirá à sua frente.  É uma surpresa atrás da outra! Sabe de quem é o mérito de toda essa brincadeira? Da equipe do Blogger. Aplausos para eles, pois são realmente fantásticos. Obrigada, cabeças pensantes do Blogger.

Um Feliz Dia das Crianças!  

------------------------------

segunda-feira, outubro 10, 2011

Via Verde: Série Orquídeas - 11: Laeliacattleya

As fotos de hoje são da bela e delicada Laeliacattleya (Lc.). É uma orquídea criada a partir dos gêneros Laelia x Cattleya. Mostramos hoje a Lc Mini purple "coerulia" (duas fotos) e a Lc Digger Orchidaid "Mandarim" (uma foto). Vejam:
Laeliacattleya Mini purple "coerulia" - 1
Lc. Mini purple "coerulia"
Lc. Digger Orchidaid "Mandarim"
-------------------

Quarta-feira, dia 12, comemorando o Dia das Crianças com: Fofuchos Cachorrinhos.

Sexta-feira, dia 14, continuação da Série Orquídeas.

------------------------------------------------

quinta-feira, outubro 06, 2011

Via Natureza: O Último Pé de Pequi

Foi em 1996 que conheci um condomínio nos arredores de Brasília, ou seja, há exatos quinze anos. Poucos lotes tinham alguma construção, apesar de já ter sido realizado tudo que havia sido planejado: ruas e avenidas largas com uma boa infra-estrutura, áreas verdes de acordo com as leis de proteção ambiental e proteção das nascentes ali existentes. Pensei: - "Um pedacinho do paraíso, ainda com seu bioma quase totalmente preservado". Nos lotes, mesmo demarcados, não havia cercas e a flora de um cerrado ainda virgem era abundante. Nos poucos lotes habitados, seus moradores conservavam algumas dessas plantas e plantavam outras, geralmente frutíferas. Talvez por terem sido os primeiros e, com certeza, serem pessoas que amavam e valorizavam o verde. Em relação às plantas, havia um pouco de tudo: ipês - amarelo, branco, roxo e rosa, caju do cerrado, barbatimão, lobeira, macaúba, quaresmeira e pequi, só citando algumas.  Era realmente um pedacinho do paraíso.

Pouco a pouco (Pouco a pouco?) as plantas foram desaparecendo, dando lugar a casas e mais casas. E, pior, com moradores bem diferentes dos primeiros: Constroem casas enormes, não respeitam as árvores nativas, arrancando-as e, quando deixam algum pequeno espaço - os lotes são de 800 a 1000 m² - plantam plantas 'da moda'. Planejados ou não por paisagistas, esses jardins são de arrepiar os cabelos, com plantas totalmente fora do contexto climático ou fora de seu habitat. Para eles, plantas nativas são consideradas 'mato' e como tal devem ser 'arrancadas'.

Dias atrás, dando uma volta pelo local e querendo fazer algumas fotos de pés de pequi, vi que não havia mais pequizeiros, até mesmo nos lugares onde antes podíamos ver dois ou três pés juntos. Andei por quase todo o condomínio e finalmente encontrei um pequizeiro espremido entre uma cerca e uma rua. Era o último pé-de-pequi daquele local? Se não for o último, deve ser um dos últimos. 

Você se lembra como era seu bairro, sua comunidade rural ou urbana há mais ou menos dez ou quinze anos? Que árvores - ou plantas de um modo geral, desapareceram? O que está sendo feito para a não destruição das que restam?

Agora, 'as perguntas que não querem calar' que, aliás, estão sempre passeando por este blog : O que o Ministério do Meio Ambiente faz para orientar a população sobre a importância da flora nativa? Como conciliar habitação e preservação do meio ambiente? Como não destruir plantas nativas nos locais onde construimos? Onde estão as mudas para replante e como os órgãos competentes fazem para divulgá-las? Como não deixar mais plantas na lista de extinção? Onde estão as pesquisas que poderão nos orientar?

Precisamos com urgência de orientações e respostas.


O último pequizeiro - Foto feita em abril deste ano.

O mesmo pé de pequi em foto desta semana.

Parece que o bom pequizeiro está em perigo; vejam a terra revolvida para alguma  'obra'.

As últimas flores deste ano e pequenos frutos.

Galhos com folhas e frutos.

Flores caídas do pequizeiro.

Neste mês, na maioria dos pés de pequi, as flores já estão dando lugar aos pequenos frutos.  

O vídeo  abaixo é de uma música que homenageia os pés de pequi e demais árvores do cerrado. Foi feita pelo Professor Vivaldo e seus alunos de Taxonomia Vegetal, no Parque Estadual do Rio Preto. Nossa reverência a esse grupo. Muitos e muitos aplausus a todos eles, professor e alunos. Como diria Vinícius de Moraes, "Saravá", turminha do bem.

http://www.youtube.com/watch?v=P5APFx1Gr_E&feature=colike

-----------

Segunda-feira, continuação da Série Orquídeas, com a delicada Laeliacattleya.

Quarta-feira, dia 12, comemorando o Dia das Crianças com cachorrinhos muito fofos.

————
Você gosta de pequi? Veja quatro receitas com pequi que fiz e deixei no post “Receitas com pequi”: