Via Verde: Bromélias: Inocentes ou Culpadas?

...
Minibromélia
...
Na Via Verde da semana passada deixamos uma foto de bromélia. Na verdade, de uma minibromélia, como esta de hoje. Dos comentários recebidos, queremos destacar três deles para iniciarmos uma discussão em torno das bromélias.
... 
Nossa querida Zilda, do blog  Vovó, aprendendo sempre... , disse que nunca havia visto uma minibromélia.(¹) Eu também não, Zilda, até fotografar algumas bromélias. No meio delas encontrei pequenos vasos com minúsculas flores. Perguntando, descobri que se tratava de minibromélias. São lindas, não é?
Já o professor Dalton, do blog  nocantinhodacurva , nos informou que no Sul de Minas há "diversas espécies de mini bromélias". E que elas "vivem entre as pedras no alto das serras"(²).
Mas, nosso outro amigo, o Bond, do blog 007BONDeblog , disse que iria deixar uma 'provocação', escrevendo o seguinte: "Dizem que elas ajudam na proliferação do mosquito da dengue. Como cultivar, conciliar a beleza das bromélias com a questão levantada?"(³) Sabiamente ele provocou o início desta discussão.
...
Então, amigos, o que vocês sabem sobre as bromélias? Vamos compartilhar nossos conhecimentos, dúvidas e curiosidades sobre essas flores amadas por uns e às vezes tão desprezadas por outros? São originárias de onde? E sobre seu habitat natural, o que sabemos? São mesmo importantes para a preservação de muitas espécies de animais das regiões onde vivem? Afinal, elas estão ou não na lista de plantas em vias de extinção? Por quê? E por que dizem que elas podem ajudar na proliferação do mosquito da dengue? Podemos ter bromélias em casa sem nenhum risco?
Estas e outras perguntas vamos responder juntos. Se você já conhece as bromélias, que tal dividir sua experiência conosco? Você tem alguma(s) em casa? Queremos conhecê-la(s). Por favor, envie a(s) foto(s) para g.iluminar@gmail.com . Publicaremos na Via Verde para que todos nós possamos admirá-la(s). Como você cuida dela(s)? Se você mora no Rio, que tal nos falar um pouco sobre os jardins de Burle Marx?  Ou sobre as bromélias do Sítio que hoje tem seu nome?
...
Nossa roda de amigos espera seus comentários. Estaremos publicando cada um deles na próxima Via Verde.
...

Uma ótima semana, de mãos dadas com as belas bromélias!
...
--------------
...
(¹)  ZildaeAntonio disse...
"Amiga Luísa N.




Estamos aqui para nos deliciar com a natureza que vc nos oferece. Sempre quis saber mais sobre as bromélias e vc nos apresenta uma mini, que realmente nunca vi. Aguardo mais detalhes.
Muito obrigada!
Um abraço e tudo de bom!"
....
(²)Dalton França disse...
"Linda flor!
Luísa, aqui no Sul de Minas podemos encontrar diversas espécies de minibromélias. Vivem entre as pedras no alto das serras.
Um abração!"
....
(³)007BONDeblog disse...
"Luísa

Boa noite

As Bromélias são lindas, mas,eu vou deixar uma'povocação".

Dizem que elas ajudam na proliferação do mosquito da dengue.

COMO CULTIVAR,CONCILIAR A BELEZA DAS BROMÉLIAS COM A QUESTÃO LEVANTADA ?

Um abraço"

--------------------------

Comentários

JAIRCLOPES disse…
Dizer que as bromélias facilitam a proliferação de mosquitos da dengue é estultice. Mosquitos que costumam por seus ovos em bromélias têm sua população reduzida pelos batráquios que vivem nessas plantas e se alimentam das larvas desses mosquitos. Quanto mais bromélias, melhor para o controle dos mosquitos.
Graça Pereira disse…
Sinceramente, nunca tinha ouvido falar em bromélias e minibromélias...
Pela foto tambem não conheço!
Será que aqui em Portugal não existe, ou terá outro nome? vou tentar descobrir...
As coisas que eu aprendo aqui...
Um beijo.
Graça
OLHAR CIDADÃO disse…
Luísa

boa tarde

Sou um admirador de flores e plantas, mas, conheço pouco sobre elas. O nome, só mesmo das mais conhecidas.

Levantei a questão, como uma "provocação", baseado em fatos do ano de 2007/2008, quando as autoridades sanitárias do Rio de Janeiro, alertaram para o fato de que em bromélias de jardins públicos, foram encontradas muitas larvas do mosquito da Dengue. Não tenho nenhuma base, além do que disse, para afirmar que de fato isso ocorre,mas sei que na época houve uma campanha no sentido de que as bromélias fossem "inspecionadas".

Como o Sr JairClopes afirmou em seu comentário,com tanta convicção, talvez até seja mesmo uma estultice.

De toda sorte,as bromélias são lindas, as suas fotos são lindas,seu blog continua lindo.

Um grande abraço
Unknown disse…
Amiga Luísa N.
Fiquei muito felizes quando você mencionou o meu comentário. Recorri ao Google para falar algo sobre as Bromélias, porque a entendida em estudo da Natureza é você.Aí está o que aprendi sobre as Bromélias:
O Poço da Vida
Sua presença no planeta data de algo em torno de 36.000.000 de anos, mas conta a história que Colombo ao descobrir a América, descobriu também o abacaxi.Levou-o para a Europa e a partir daí, o abacaxi caiu no mundo, sendo até hoje o membro da família da bromeliácea, composta atualmente de cerca de 50 gêneros e aproximadamente 3.000 espécies. Sua maioria absoluta ocorre nas regiões tropicais das Américas e apenas uma espécie em restrita região da África.Planta típica do Novo Mundo, a bromélia vai da região norte do Chile e da Argentina até o sul dos Estados Unidos, com predominância absoluta no Brasil, América Central e México. Seja por sua importância ecológica, quanto pelo reduzido número de algumas espécies mais cobiçadas e/ou pela simples aniquilação de outras por diversos motivos, é de fundamental importância que as bromélias permaneçam em seus habitats e continuem compondo o patrimônio natural da região.Denuncie o extrativismo e/ou destruição dos habitats e recuse a compra de plantas do mato, certificando-se de sua origem e optando pelos cultivadores que fazem a reprodução por semeadura.
A Natureza, o planeta e todos nós agradecemos!
Viu como vovó gosta de escrever muito? Desculpe-me ter me alongado.
Um abraço fraterno!
Fernanda Tardin disse…
Olá, Luiza!
Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas. Espero que volte muitas outras vezes.
Também adorei o seu blog.
Parabéns pelo seu excelente trabalho! Já me tornei seguidora.

Bjs...
Fernanda Tardin
Teresa Carneiro disse…
Oi querida!Vim agradecer o comentario e aproveito para dizer que seu blog é uma delicia...adoro todas as vezes que o visito!Se as pessoas tivessem essa sua sensibilidade, o mundo estaria bem melhor!Bjs no coração minha linda!
Amigos, toda e qualquer informação que você puder nos enviar sobre as bromélias será muito bem-vinda. O meio ambiente agradecerá! Caso tenha algum artigo ou pesquisa e pense que este espaço é pouco, envie-nos, por favor, através do e-mail g.iluminar@gmail.com

Nosso objetivo é uma discussão saudável e abrangente, para trazer ao público, de um modo geral, maiores informações sobre essas plantas nem sempre bem conhecidas.

Contamos com seus conhecimentos, apoio e boa vontade!
Luísa
Angélica Tulhol disse…
Olá Luísa,moro em São Paulo em casa há dez anos e pelo menos até dois anos atrás,cultivei muitas bromélias dentro de casa, em vasos, que me encantavam com sua exuberância.No verão de 2007, no entanto,transpalantei-as para um canteiro no jardim e, com a chuva, foram ficando encharcadas,dado seu formato ser propício ao acúmulo de água.Conclusão:retirei-as todas devido à ameaça da dengue, esperando que meus vizinhos tivessem agido da mesma forma.Havia lido em algum lugar que para evitar o mosquito em bromélias deveria por pó de café no miolo que concentra a água, mas não tinha tempo nem paciência para isso e o jardineiro só vem duas vezes por mês.Meu pai ( tem 83 anos, vive na internet e ama plantas) cultiva em seu apartamento mini-bromélias que são uns amores!!
Sucesso em sua pesquisa!!
Abraço!!
Angélica

Postagens mais visitadas deste blog

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?